E-Liber prepara lançamento de tradução para o Espanhol de livro de Carlos Cardoso, o Tomate

Nota | Editor

A E-Liber – editora dos livros artesanais prepara para este ano de 2021 o lançamento da tradução para o Espanhol do livro Too Much – Rock’ n Roll e outras legendas, obra do escritor Carlos Cardoso, o Tomate.

Too Much – Rock’ n Roll y otras leyendas, título da versão traduzida, terá a assinatura da tradutora e professora Rafaela Marques Rafael, então doutoranda do programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina.

Conforme as palavras de Rafaela, “traduzir o livro do Carlos Cardoso, para mim, foi uma experiência ímpar, pois além de aprofundar meus conhecimentos do espanhol rioplatense, pude mergulhar num universo que, até então, me limitava aos clássicos ou aos mais ‘comerciais’ – o do rock’n roll-, e, atrelado a isso, contribuir com as edições da E-Liber”.

A expectativa é que a tradução para o Espanhol de Too Much seja lançada no segundo semestre de 2021, exatamente dois anos após a publicação e lançamento da versão em Português em Jaguarão, cidade brasileira localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Publicado em 2019, o original e livro de estreia de Tomate reúne 36 textos de crônicas sobre música, rock e perfis originalmente publicados na coluna Too Much, do extinto Jornal Pampeano, e depois republicados no blog Diarios de la Pampería.

Em Too Much, Tomate apresenta, por meio de uma linguagem acessível, críticas, comentários de discografias clássicas do mundo da música, histórias e memórias de personagens e amantes da audição em vinil que marcaram época no cenário cultural da fronteira Brasil-Uruguai.

Perfil

Nascido na cidade gaúcha de Jaguarão, no ano de 1958, Carlos Cardoso é professor e escritor. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pampa.

Além da escrita e da paixão pelo vinil e, em especial, pelo gênero Rock’ n Roll, o escritor jaguarense aprecia ainda uma boa conversa com amigos e familiares, sobretudo acompanhado de um bom e tradicional chimarrão.

Carlos Cardoso, o Tomate, em sessão de autógrafos e lançamento do original de Too Much, na Livraria Contexto, em Jaguarão (2019) (Créditos: Diarios de la Pampería)

______

Imagem de capa: Reprodução/Editora E-Liber.

Compartilhe:

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Sign in





Abrir Conversa