Resenha | Tainara Quintana da Cunha*
Sobre as coisas inúteis (2020), de Saulo Rodrigues de Carvalho, com apresentação de Aléxis Góis, poetisa a utilidade de ser inútil e, ao fazê-lo, revisita velhas querelas em torno da própria literatura: A poesia é doce? A poesia é útil? A poesia é doce e útil, ou não serve para nada?
O útil versus o inútil posto a serviço da arte, revisitado pelo olhar do poeta revela-se tal como matéria orgânica na composição do húmus, cujo produto é a palavra poética que esfacela a aparente dicotomia. O “doce e útil” compõe a prosa/ poesia num “livro que não serve para nada”, que “é apenas um livro de poesia”, segundo as palavras de Saulo Rodrigues.
No entanto, a proposital despretensão permite entrever o labor escritural, o lapidar da palavra pensada no sentido de escancarar justamente aquilo que, em aparência, procura encobrir: a necessidade da poesia.
Nesse sentido, se considerarmos que o avesso do reverso é, afinal, o lado certo; as Coisas inúteis das quais trata a obra são, em essência, as mais úteis, as essenciais, o que leva a questionar, em consonância com Aléxis Góis:
“Por que um punhado de dólares teria mais utilidade que um quilo de mandioca ou as folhas manuscritas inúteis do poeta Saulo?”
A questão ecoa por toda a obra. Enganam-se os desavisados leitores que esperam resposta das (in)úteis páginas. Em vez disso, o poeta dá-lhes a conhecer versos que “inundam a alma de sangue e pus”. Purulência a escorrer da própria afetação do “Homem solitário” que desfere, tal como uma arma, sua “Montblanc azul” contra a marcha dos “Homens nus”.
Os versos de Saulo emergem da vulgaridade das coisas do mundo. Cumprem a cartilha literária da pretensa utilidade atribuída ao poema. De resto, a literatura continuará a figurar na (in)utilidade do cotidiano banal.
* Tainara Quintana da Cunha é Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Conselho editorial da E-Liber. Dedica-se à escrita narrativa e arrisca uns versos simples.
Contato: tainaraquintana24@gmail.com
______
Ficha técnica:
Nome: Sobre as coisas inúteis.
Autor: Saulo Rodrigues de Carvalho.
Editora: E-Liber.
Número de Páginas: 92.
Ano de Publicação: 2020.
Formato: Pocket.
Para comprar a obra, clique aqui.