Um autorretrato da prosa brasileira contemporânea

Resenha | Karine Brião *

Recentemente, terminei a leitura de mais um título da E-Liber Quatro cantos em contos e crônicas do Brasil, publicado no primeiro semestre de 2021. A edição pocket foi organizada e editada por Aléxis Góis, Renato S. M. e Tainara Quintana da Cunha, e é mais um belo trabalho artesanal da editora. A ilustração de capa de Aline Gabriel – uma linda e colorida rosa dos ventos com imagens icônicas do Brasil – representa bem nossa cultura, assim como o projeto do livro.

O ponto de encontro entre esses escritores de espaços culturais brasileiros tão distantes, podemos observar na apresentação de Aléxis, “tem origem nas almas inquietas que consideram que escrever não é uma opção, mas sim uma necessidade fundamental para organizar reflexões e pensamentos para seguir adiante em mais um dia de luta e batalha”.

Dessa forma, a presente edição traz ao leitor uma coletânea de dezoito textos de diferentes escritores contemporâneos, cada um de uma região brasileira diferente, unidos pela escrita da prosa curta, particularmente contos e crônicas.

Ainda sobre os escritores, cada um possui seu espaço individual no livro. Ao término de suas produções literárias, todos são apresentados aos leitores através de um pequeno autorretrato. Esse caráter reforça certa multiplicidade presente na obra, pois é por intermédio desses parágrafos que vamos montando uma imagem mais ampla de quem está escrevendo prosa no Brasil atualmente. Esta edição conta com a colaboração expressiva de professores, historiadores, jornalistas e profissionais das artes.

Obviamente, os textos se tratam de contos ou crônicas que se passam em espaços distintos do país, podendo ser demarcados geograficamente, ou não. O tempo memorialístico prevalece na maioria das narrativas.

Embora não haja nenhuma ruptura formal com a tradição contística brasileira, suas composições estruturais são muito diversificadas. O mesmo acontece com os temas. Há narrativas bem humoradas, assim como há aquelas que causam dor e indignação na recepção leitora. Há crônicas e contos com uma composição mais tradicional, assim como há os que ousam na forma escrevendo em versos.

De todos cantos deste belíssimo livro, as narrativas nos levam a uma reflexão mais profunda sobre a condição humana e demonstram que a prosa brasileira contemporânea é diversa, e tem ainda muito Brasil para mostrar. Vale muito a pena conhecer cada um desses escritores.

* Karine Brião é riograndina de nascimento e de coração. É professora de Língua Portuguesa e feminista em Encruzilhada do Sul-RS. Formou-se em Letras na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde também concluiu mestrado em História da Literatura em 2015. É mãe do Gabriel há 8 anos, de corpo e de coração. É noiva do Juliano. Apaixonada por dar aulas, por literatura e música brasileira e nas horas possíveis está sempre lendo, escrevendo, estudando, assistindo séries e falando mal do Bolsonaro.

______

Ficha técnica:

Nome: Quatro cantos em contos e crônicas do Brasil.

Organização: Aléxis Góis, Renato S. M., Tainara Quintana da Cunha.

Editora: E-Liber.

Número de Páginas: 196.

Ano de Publicação: 2021.

Formato: Pocket.

Para comprar a obra, clique aqui.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Sign in





Abrir Conversa