Quando as ondas sonoras transcendem os discos

Resenha | Aléxis Góis *

Assim, como um galo sozinho não faz uma manhã, citando livremente o poeta João Cabral de Melo Neto, um estilo musical não se faz sem uma banda, uma legião de fãs e apreciadores não só de canções agitadas, mas de uma atitude e comportamento frente ao mundo.

Toda nossa produção intelectual é um sopro ao vento para o futuro. Assim são os livros e as músicas e qualquer produção artística. Nesse sentido, devorei por três vezes as crônicas rock´n roll escritas por Tomate, que me foi apresentado por meio de um amigo em comum e editor desta obra, Renato S. M..

Pela primeira vez, acompanhei, gota a gota, os textos que eram (re)publicados no blog Diarios de la Pampería. Desde que me entendo por gente, gosto de rock e acompanho movimento internacional, nacional e local. Encontrar alguém com a mesma afinidade para dialogar, ainda que por meio de textos, é sempre um prazer.

Na segunda vez, fui presenteado pela E-Liber com a reunião das crônicas na publicação da 1ª edição de Too Much – Rock’ n Roll e outras legendas. E, agora, me sinto honrado de ler mais uma vez a obra, mas desta vez, para fazer um trabalho de revisão e edição do material.

Devo admitir que a força do rock, da paixão e do conhecimento de Tomate facilitam muito o trabalho. Com certeza, o livro proporciona uma leitura agradável, uma jornada que deve ser complementada pela audição dos discos sugeridos pelo autor.

Assim, levaremos mais adiante o som da guitarra, bateria, baixo e outros instrumentos de uma boa banda rock´n roll.

* Tabaréu de Feira de Santana, na Bahia, Aléxis Góis se diz com mente e espírito inquieto a procura de caminhos criativos para uma convivência tranquila entre a diversidade de comportamento e opinião. Costuma se aventurar por incursões em viagens sem destino, tecendo documentários e produzindo literatura de cordel e biografias de personalidades culturais; o texto desta resenha foi publicado originalmente como apresentação crítica do livro Too Much – Rock’ n Roll e outras legendas.

______

Ficha técnica:

Nome: Too Much – Rock’ n Roll e outras legendas.

Autoria: Carlos Cardoso, o Tomate.

Editora: E-Liber.

Número de Páginas: 258.

Ano de Publicação: 2021.

Formato: Pocket.

Para comprar a obra, clique aqui.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Sign in





Abrir Conversa