Nota | Editor
“Identidade e profissionalização docente: a subordinação do trabalho educativo à lógica flexível da produção capitalista”. Este é o título do livro escrito pelo poeta e educador Saulo Rodrigues de Carvalho.
Lançado neste ano de 2022 pela editora Lutas Anticapital, a obra representa um importante instrumento de crítica às concepções pedagógicas que, no dizer do prefaciador Newton Duarte, “contribuem para a descaracterização alienante do trabalho docente”.
Ainda conforme Duarte, a reflexão proposta busca também auxiliar no desafio “de encontramos as formas de ação individual e coletiva que façam da atividade docente um processo cujo sentido seja dado pela perspectiva de superação da sociedade capitalista em direção a uma sociedade na qual a humanização de cada pessoa seja um compromisso assumido por todos”.
A publicação de “Identidade e profissionalização docente” pode ser adquirida no formato físico, via site da Lutas Anticapital (clique aqui), ou acessada gratuitamente no formato digital, por meio do e-mail: saulorc1982@gmail.com
Doutor e mestre em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara, Saulo trabalha na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, em Guarapuava, onde ensina a ensinar crianças.

______
Imagem de destaque e outras: Divulgação/Arquivo pessoal