Nota | Editor
A estreia literária de Cassiane Paixão com o livro Amor de todo tipo e outros contos de Jorge promete ser um dos momentos mais especiais da Feira Binacional do Livro de Jaguarão. Previsto para o sábado 23 de novembro, às 19h, o lançamento marcará o início de sua trajetória como autora, bem na cidade onde nasceu.
Amor de todo tipo e outros contos de Jorge é uma coletânea envolvente de pequenas histórias, que alternam entre o fictício e o real, narrando momentos singulares ao lado de Jorge, seu inseparável e carismático vira-lata caramelo. Além das memórias com Jorge, Cassiane traz à tona temas contemporâneos e profundos, abordando questões sociais e perfis pessoais que revelam a riqueza do cotidiano. Em uma perspectiva sensível e reflexiva, a obra explora os encontros e desencontros das relações humanas, ressaltando como a vida se manifesta com intensidade nos momentos simples.
A Feira Binacional do Livro de Jaguarão, que ocorre no Largo das Bandeiras de 21 a 24 de novembro, é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e é um dos principais eventos literários da região.
Confira a programação completa dos lançamentos da Editora E-Liber no evento:
- 21/11 às 19h: Um periodista em São José do Nortchê e outros casos – segunda edição, de Renato S. M.
- 21/11 às 20h: Nova Chamada, coletânea de prosas com introdução de Cassiane de Freitas Paixão e participação de autores gaúchos como Tiago Collares, Mauro Nicola Póvoas, Daniel Baz, entre outros.
- 22/11 às 20h: Too Much – Rock’n’Roll e outras legendas – segunda edição, de Carlos Cardoso (Tomate).
- 22/11 às 20h: Pré-lançamento de Jesus: A jornada de um Libertador, de Aléxis Góis, e lançamentos de O Vaqueano, de Apolinário Porto Alegre, e Hora de Brincar, de Ilena da Aparecida Oliveira.
- 23/11 às 19h: Amor de todo tipo e outros contos de Jorge, de Cassiane Paixão.
- 23/11 às 20h: Lago Merín, de Mary Rojas.
Sobre a autora:
Cassiane de Freitas Paixão nasceu em Jaguarão, na fronteira entre Brasil e Uruguai, e tem raízes espalhadas pelo mundo. Mulher negra, apaixonada pelo sol e pelo calor, é professora de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Quando não está lecionando ou cuidando de seus cães e gatos, Cassiane gosta de frequentar praias movimentadas e desfrutar de boas serestas. Nos últimos anos, ela descobriu novos horizontes em sua escrita, indo além dos textos acadêmicos e criando narrativas sensíveis e profundamente humanas.