Nota | Editor
O livro Curricularização da Extensão: o brincar como princípio educativo e inclusivo, organizado pela professora Eliziane de Fátima Alvaristo, do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), será lançado na segunda-feira 16 de dezembro, às 19h30.
Publicado pela editora E-Liber, o livro é resultado de um projeto de extensão que envolveu 32 acadêmicos do 1o ano do curso de Pedagogia (noturno), sob orientação da professora Eliziane. A obra deriva do projeto “O brincar como princípio educativo em diferentes contextos com ênfase à Estimulação Multissensorial”, desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia da Unicentro.
Durante a disciplina Prática de Jogos e Brincadeiras, os estudantes criaram e aplicaram atividades em oficinas inclusivas realizadas no Centro de Atendimento Educacional às Deficiências Sensoriais (CAEDS) e na Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira.
Oficinas inclusivas e impacto educacional
As oficinas, que envolveram atividades como jogos, musicalização, pintura de rosto, contação de histórias e outras práticas lúdicas, foram planejadas com um foco especial na inclusão. “Não é possível pensar em educação sem adotar uma perspectiva inclusiva. Uma de nossas alunas é cega, e adaptamos todas as ações para atender diferentes necessidades, promovendo representatividade e estímulos multissensoriais”, destacou a professora Eliziane em entrevista ao site da universidade.
O projeto teve a participação de aproximadamente 400 pessoas, incluindo professores, funcionários, alunos, familiares e membros da comunidade, oferecendo aos acadêmicos uma oportunidade única de conectar teoria e prática. “Para muitos, foi o primeiro contato direto com crianças, o que ressignificou a visão sobre o processo ensino-aprendizagem inclusivo”, afirmou Eliziane.
Embora o curto prazo para a escrita do livro tenha sido um desafio, a professora comemora o resultado. “Com organização, conseguimos produzir um material relevante para a educação inclusiva”, afirmou. A obra reúne propostas teórico-práticas que ampliam os conhecimentos sobre jogos e brincadeiras inclusivas, consolidando-se como uma referência para professores e estudantes da área.
Marco para a Pedagogia na Unicentro
O lançamento do livro simboliza um marco importante para o curso de Pedagogia da Unicentro. “É uma satisfação divulgar o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos e apresentar propostas significativas para a Educação Básica, o Ensino Superior e a Educação Especial. Isso reforça a importância do nosso curso e das ações que realizamos para a comunidade”, concluiu Eliziane.
Serviço:
Lançamento do livro: “Curricularização da Extensão: o Brincar como Princípio Educativo e Inclusivo”
- Data: 16 de dezembro
- Horário: 19h30
- Local: Sala de Eventos do Câmpus Santa Cruz – Unicentro
(Com informações de Caroline Albertini, do site da Unicentro)