Nota | Editor
A clássica obra O Vaqueano, de Apolinário Porto-Alegre, ganhará uma nova edição e será celebrada com um evento especial durante a 12ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão. O lançamento ocorrerá na sexta-feira 22 de novembro, às 20h, no Largo das Bandeiras, no centro da cidade.
Considerado um marco da literatura rio-grandense, O Vaqueano resgata a identidade e os valores do povo gaúcho enquanto conduz o leitor por uma narrativa cativante e ambientada em um dos períodos mais conturbados da história do Brasil. “A obra exalta a essência do gaúcho e oferece uma trama rica e emocionante, capaz de conectar o passado às nossas reflexões contemporâneas”, afirma Aléxis Góis, responsável pelo texto de apresentação da nova edição.
Publicado originalmente em 1872, o romance narra a história de José de Avençal, um vaqueano profundo conhecedor dos pampas que enfrenta o dilema entre executar um plano de vingança e ceder à força transformadora do amor. Além de ser um retrato dos caminhos e descaminhos de uma região marcada por conflitos, o livro se destaca como um importante registro histórico e cultural.
A Feira Binacional do Livro de Jaguarão, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ocorrerá de 21 a 24 de novembro no Largo das Bandeiras. O evento, já consolidado como um dos mais relevantes da região de fronteira entre Brasil e Uruguai, promete reunir apaixonados por literatura, música e cultura em uma celebração única e inesquecível.
Confira a programação completa dos lançamentos da Editora E-Liber no evento:
- 21/11 às 19h: Um periodista em São José do Nortchê e outros casos – segunda edição, de Renato S. M.
- 21/11 às 20h: Nova Chamada, coletânea de prosas com introdução de Cassiane de Freitas Paixão e participação de autores gaúchos como Tiago Collares, Mauro Nicola Póvoas, Daniel Baz, entre outros.
- 22/11 às 20h: Too Much – Rock’n’Roll e outras legendas – segunda edição, de Carlos Cardoso (Tomate).
- 22/11 às 20h: Pré-lançamento de Jesus – A jornada de um Libertador, de Aléxis Góis, e lançamentos de O Vaqueano, de Apolinário Porto Alegre, e Hora de Brincar, de Ilena da Aparecida Oliveira.
- 23/11 às 19h: Amor de todo tipo e outros contos de Jorge, de Cassiane Paixão.
- 23/11 às 20h: Lago Merín, de Mary Rojas.
Esta edição da feira promete reunir amantes da literatura, autores locais e internacionais, promovendo um espaço de cultura e troca de experiências.