Diários de Leitor | Renato S. M. *
Nesta coluna publicada originalmente no blog E-Liber, cada participante registra – em poucos caracteres – um de seus diários de leitura, quase leitura e não leitura.
Leitura. Adquiri Medo e delírio em Las Vegas, de Hunter S. Thompson, em 2016. Estava residindo em Guarulhos, Grande SP, para realizar uma pesquisa de pós-graduação. Viajava com frequência de GRU para Sampa. Mas foi nos momentos em que eu ficava em Guarulhos, que eu me satisfazia visitando sebos. A cidade do aeroporto famoso é boa de sebos. Foi num dos sebos guarulhenses que encontrei o sensacional Medo e delírio em Las Vegas? Não. O citado livro do Thompson, eu comprei mesmo foi pela Estante Virtual. Num sebo de Guarulhos foi onde adquiri o livro que eu Quase li ou ainda apenas consegui ler parcialmente.
Quase Leitura. O livro que quase li ou li parcialmente é Mamma Lucia, de Mario Puzo. Lembro-me de ter pago uns 5 reais pelo título. O nome de Puzo me chamou a atenção, por ser ele o autor de O Chefão, livro que inspirou a trilogia cinematográfica O Poderoso Chefão. Não vou confirmar que também comprei O Chefão num sebo de Guarulhos, porque poderei quem sabe citá-lo em outra Leitura, Quase e Ñ Leitura. Importa dizer: Não consegui ainda avançar a página 15 de Mamma Lucia. Mas prometi a mim, tal um político, realizar esta ação algum dia.
Não Leitura. Falo do título História e Historiografia, de Salo W. Baron. Adquiri este livro numa promoção na Editora Unesp, localizada na Praça da Sé, centro antigo de São Paulo. Acho que era 2016. Se me lembro bem, paguei 10 reais nele. Vi que era da Editora Perspectiva, com a qual eu sempre tive simpatia. Sei lá, o formato da Perspectiva me agrada, costuma ser de largura estreita e altura destacada. Algo assim. Além do preço barato, me chamou a atenção a expressão Historiografia no título. Fui fisgado como consumidor, mas como leitor ainda não.
* Renato S. M. se diz escritor, admirador das obras de Fiódor Dostoiévski e interessado em ditos autores malditos e marginais. É jornalista, professor, editor e pesquisador em Literatura.
@diariosdorenatosm
______
Escreva e publique também o seu Diários de leitura, quase leitura e não leitura no site da E-Liber. Fale com a gente, por meio de nossos canais.